Hipnose terapêutica

Hipnose Clínica: a cura pode estar no seu subconsciente!

“A Hipnose é um estado potencializado de consciência que amplia a integração entre a mente consciente e inconsciente, o que nos possibilita um espiral de novos aprendizados cognitivos e emocionais”.

Fábio Silva

A Hipnose é um estado potencializado de consciência (chamado de transe), que facilita o acesso ao subconsciente, o que possibilita um espiral de novos aprendizados cognitivos e emocionais.

Vou explicar melhor: para acessar o subconsciente _ local da mente onde estão armazenados memórias, emoções, sentimentos, traumas _ o nível consciente, aquele que racionaliza juízos críticos, precisa ser temporariamente distraído.

Não se trata de show, como se vê em filmes. Antes, é um arsenal de técnicas utilizadas há muitos anos, por grandes profissionais da saúde e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Hipnose terapêutica

De modo didático, podemos dividir a mente em duas partes

Mente consciente

A mente consciente é comandada pelo córtex pré-frontal cerebral, estando ligada ao raciocínio lógico, capacidade analítica das situações, o que nos permite reflexão e planejamento de atitudes baseadas em nosso julgamento crítico.

Mente inconsciente

Já a mente inconsciente é comandada pelo tronco cerebral e sistema límbico, estando ligada ao controle involuntário de comportamentos na manutenção da vida e interação social. Nela estão armazenadas as memórias emocionais, os traumas, e os padrões de comportamento automático que ocorrem independente de nossa vontade.

A mente consciente tem grande capacidade de foco, enquanto a mente inconsciente tem gigantesca capacidade de atenção dividida. A hipnose possibilita que elas trabalhem melhor como equipe, favorecendo a troca de informações e aprendizados, que de outro modo dificilmente ocorreria.

Portanto não se trata de show ou mágica, como se vê em filmes. Antes, são um conjunto de ferramentas utilizadas há muitos anos por grandes profissionais da saúde e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Psicologia e Odontologia.

Hipnose terapêutica

Como é realizada?

O hipnotizador utiliza pêndulos, relógios, ou outro recurso para focar a concentração consciente do hipnotizado, desencadeando um processo mental diferente do comum e, assim, consegue comunicar-se mais facilmente com o subconsciente daquele que busca a hipnose clínica.

De modo mais técnico, podemos dizer que o hipnotizador aplica uma série de procedimentos de comunicação verbal e não verbal, determinados por características atencionais que modulam o funcionamento do sistema nervoso autônomo e das ondas cerebrais, criando, assim, um padrão psicofisiológico cognitivo-comportamental conhecido como “transe hipnótico”.

Hipnose terapêutica

Qual a consequência?

Ativação da neuroplasticidade cerebral com a fabricação de estruturas físicas microscópicas do cérebro. Através dela, pode-se construir nova circuitaria neuronal, possibilitando inúmeras reprogramações mentais com o intuito de mudar hábitos, sentimentos, emoções, memórias, de maneira muito mais rápida do que pela psicoterapia convencional ou pela psicanálise.

Quais os benefícios da Hipnose em Medicina?

É desta maneira que a hipnose clínica torna possível a alguém:

Se quiser saber mais, fale comigo pelo WhatsApp!

Hipnose terapêutica

Quais são os benefícios da Hipnose em Medicina (a chamada Hipniatria)?

  • Como ferramenta diagnóstica auxiliar na consulta médica.
  • Para refinar o diagnóstico diferencial de algumas patologias físicas e psiquicas.
  • Como tratamento adjuvante, complementar ao tratamento medicamentoso.
  • Para prevenir a repetição de determinados padrões de comportamento que poderão desencadear ou agravar doenças.
  • Como terapêutica para algumas doenças físicas e emocionais.
  • Como ferramenta de fortalecimento emocional e redução da percepção da dor no parto normal.

Quando praticado por profissional capacitado e experiente, raramente terá algum efeito colateral, e na eventualidade de ocorrer, o profissional terá a habilidade técnica para eliminá-lo.

Hipnose terapêutica

Alguns dados sobre a Hipnose

Foi publicado na “Psychotherapy”, revista científica da Associação Americana de Psicologia, uma das melhores revistas científicas na área, um artigo do renomado Prof. Dr. Alfred A. Barrios intitulado “Hypnotherapy: A reappraisal”. O artigo científico apresentou uma análise entre a efetividade de três modalidades de terapias psicológicas aplicadas a milhares de pacientes.

Segundo o Prof. Dr. Alfred A. Barrios:

“Para a psicanálise podemos esperar uma taxa de recuperação de 38% após aproximadamente 600 sessões.”

“Para a terapia de Wolpe, podemos esperar uma taxa de recuperação de 72% após uma média de 22 sessões”. (Wolpe foi um dos principais criadores de técnicas de terapia comportamental.)

“Para a hipnoterapia podemos esperar uma taxa de recuperação de 93% após uma média de 6 sessões.”

Barrios, A. A. (1970). Hypnotherapy: A reappraisal. Psychotherapy: Theory, Research & Practice, 7(1), 2–7.

TRATAMENTOS

O que posso tratar através da Hipnose Clínica?

A tendência atual é usarmos a hipnose para ajudar quem nos procura a se livrar de atitudes negativas, medos, padrões de comportamento desadaptativos ou nocivos.

O descobrimento das causas e a remoção direta de sintomas também é possível.

Podemos dizer que se trata de uma reprogramação mental definida pelo planejamento estratégico conjunto. Então veja alguns problemas que podem ser tratados:

"O inconsciente é semelhante a uma caixa de ferramentas completa onde o indivíduo tem todas as ferramentas necessárias para consertar todo e qualquer objeto que necessite de reparos ou consertos."

Milton Erickson

⁠“A maioria das pessoas caminha pelo mundo em um transe de impotência. Nosso trabalho é transformar isso em um transe de capacitação.”

FALE CONOSCO

Contato