TDAH
Sinais do TDAH, quais são?
É perceptível já na primeira infância. Os sinais mencionados acima vão aumento gradualmente conforme as exigências de maior atenção surgem, cresce a necessidade de ficar quieto (a) ou imóvel, e conter as emoções. Todo adulto com TDAH obrigatoriamente foi uma criança com TDAH. Sinais e sintomas semelhantes aos do TDAH que surgem na idade adulta, em indivíduo previamente saudáveis, serão classificados como outros tipos de patologias, e terão outros tipos de tratamentos.
Dificuldade de controlar os impulsos. Falha na capacidade de protelar gratificações desejadas. A pessoa não consegue parar e pensar antes de agir, não consegue esperar a sua vez em uma conversa, reunião ou jogo.
Desperdício de tempo e energia em pensamentos ou atividades irrelevantes para a tarefa almejada. Muitas vezes mantém movimento corporal contínuo, desnecessário e involuntário. Uma inquietação nos pensamentos pode ocorrer sem que seja perceptível às outras pessoas.
Baixa capacidade de concentração ou pouca motivação na realização das atividades. Percebidas de modo mais intenso em atividades enfadonhas, demoradas ou desagradáveis. Frequentemente abandonam a atividade antes do fim, ou necessitam de supervisão direta para sua continuidade.
Dificuldade de recordar o que planejava fazer. A memória de trabalho está prejudicada devido a menor fixação de novas informações decorrentes da falta de atenção. Muitas vezes, o processo volitivo de planejamento de ações está preservado mas, no caminho entre planejar e agir, esquecem o objetivo. Pode se manifestar através de faltas ou atrasos aos compromissos. Dificilmente organizam bem o seu tempo ou fazem planos a longo prazo.
Desenvolvimento atrasado da habilidade de metaconsciência (pensar sobre seus próprios pensamentos e emoções. Dificuldade para conversar consigo e tomar decisões mediante ampla reflexão. Pode ser exteriorizado pela dificuldade de seguir regras, rotinas e obrigações educacionais ou profissionais.
Ausência de gestão das emoções. Geralmente não conseguem inibir emoções que não gostariam de expressar em público, ou moderar as emoções de acordo com o ambiente social em que estão. A dificuldade de manejo emocional também se reflete em prejuízos na capacidade motivacional direcionada às atividades.
Capacidade reduzida na resolução de problemas. Frente aos obstáculos que surgem durante a execução de um projeto, o indivíduo com TDAH tem menor flexibilidade na criação mental de possíveis soluções, desenvolvendo o comportamento de desistir mais rapidamente.
Grandes oscilações de desempenho acadêmico e profissional. Frequentemente, decorrente de maior impulsividade e menor motivação que interfere na qualidade, quantidade, e tempo dedicado as atividades rotineiras.