Blog

TDAH é tudo igual?

A característica presente em todos os portadores de TDAH, em maior ou menor grau, é a desatenção. Geralmente é o grupo sintomático que primeiro surge e o último a melhorar. Ou remitir nos indivíduos em que a poda neuronal da adolescência corrige as falhas anatômicas cerebrais da infância.

O TDHA ocorre em 5 a 10% das crianças e em até 5% dos adultos. Ou seja, são doenças ainda hoje pouco tratadas, o que impacta negativamente no desenvolvimento pessoal de muitas crianças que nunca chegarão ao seu nível máximo de funcionamento mental. E impacta negativamente no desenvolvimento nacional que nunca chegará a produtividade máxima possível.

A classificação em tipos tem um propósito maior no planejamento psicoterapêutico e comportamental do que no planejamento farmacológico. Além disso, o subtipo hiperativo / impulsivo tem histórico de maiores desajustes sociais.

1. Tipo desatento: mais frequente em meninas e diagnosticado com mais idade. Muitas vezes passa desapercebido por anos por “não dar trabalho” na escola ou em famílias numerosas.

2. Tipo hiperativo / impulsivo: mais frequente em meninos, e mais rapidamente diagnosticado. Geralmente existe histórico de mal comportamento e confusões na escola e com irmãos.

3. Tipo misto: congrega mais ou menos no mesmo nível os três principais grupos sintomáticos: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Post recentes :